segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Começando a organizar as coisas

Postado por Fabiana Vasques às 17:46

Com organização e tempo, acha-se o segredo de fazer tudo e bem feito.

Pitágoras

    A frase de Pitágoras não poderia ser mais atual. Muitas vezes, sentia as horas consumirem minhas forças e energias, e em alguns casos, confesso que fiquei desanimada ao ver que muitas coisas não foram feitas, outras haviam sido deixadas pela metade e projetos pessoais nunca eram concluídos. Além disso, eu só fazia o que tinha de ser feito no último momento: se tinha de pagar uma conta, era no último dia ou atrasada.  Em minha dieta, só percebia que alguma coisa tinha acabado na hora de preparar minha comida saudável (quem está em reeducação alimentar sabe o quanto é difícil deixar de comer baboseiras – imagine se na hora da fome não tem nada saudável em em casa).

    Pensando em uma forma de conseguir dar conta do recado e fazer as coisas com perfeição, entrei na onda da organização. E a primeira coisa que precisava de ordem e progresso era minha cabeça. Às vezes estava no ponto esperando o ônibus e tinha uma ideia brilhante e confiava que mais tarde lembraria daquilo. Porém no decorrer do dia, apareciam problemas, tarefas e tantas outras coisas que acabava esquecendo do pensamento da manhã. 

    Para começar a desentulhar minha cabeça, adotei 03 medidas que estão ajudando demais:

1-Comprei um bloquinho de anotações e deixo na bolsa com caneta. Lá eu marco todas as coisas que não quero esquecer, na hora em que o pensamento vem a minha mente: pessoas que preciso ligar, pendências que tenho que resolver, livro que vi alguém lendo e quero comprar e todas as coisas que  não poderão ser resolvidas naquela hora, mas que tomaram meu pensamento.

2- Fiz uma agenda virtual. No meu caso foi melhor a virtual pois uso o computador para trabalhar o dia todo e assim consigo acompanhar as tarefas. Nesta agenda, comecei a marcar todos os compromissos e coisas que tenho de fazer com certeza: data de ir ao cabeleireiro, dia de pagar uma conta, etc. Meu e-mail é do yahoo, por isso uso a agenda deles, como tenho hábito de checar com frequência minha caixa de entrada, já aproveito de dou uma olhada nas tarefas.

image

- Baixei o Evernote: o Evernote é um sistema que está me ajudando a organizar minhas coisas. Com esse programa, todas as informaçõe que chegam a mim, eu coloco na caixa de entrada (como se fosse um bolsão que recebe todas as informações) e depois eu vou catalogando. E-mails interessantes que recebo, mas que não posso ler naquele momento, sites e blogs que quero visitar depois, matérias para serem lidas, imagens, rascunho de textos que escrevi…. e por aí vai.

    Com o evernote, eu centralizo tudo em um só lugar e depois vou arquivando. Tenho uma pasta chamada Casamento, então tudo relacionado ao meu evento vou colocando lá: cotação, ideias de decoração, etc. Talvez você me pergunte qual o diferencial do evernote… Bom, lá eu também posso jogar imagens que tiro com o celular, como meu cardápio, cartão de visita, roupa que vi em promoção. Este foi um programa que achei útil para limpar a minha mente, mas acho que as pessoas poderão usar algum outro.

image

O importante é não achar que vamos conseguir dar conta de tudo mantendo o cérebro cheio de tarefas, informações, estímulos. Seria confiar demais na memória.

    E depois de organizar melhor minha mente, vou tentar essa semana seguir esta rotina para fazer uma coisa que queria faz tempo, mas não achava tempo de fazer, que é meu curso de francês on line e gratuito do site da BBC. Meu cronograma de segunda e terça (pra vocês terem uma ideia ) ficou assim óh:

Segunda

Manhã

Levantar as 05:20 - fazer exercícios do P90X até 06:00
Tomar shake antes de ir p/o trabalho
No ônibus ler o livro do mês - 30 minutos

Noite
Sair às 18 hs do trabalho e ir para a academia - fazer aula de body combat + 30 min esteira
Vir pra casa, preparar o jantar
Fazer o que quiser !

Terça

Manhã
Levantar as 05:20 - fazer exercícios do P90X até 06:00
Tomar shake antes de ir p/o trabalho
No ônibus ler o livro do mês - 30 minutos

Noite

Sair as 18 hs do trabalho e ir para a academia - fazer aula de body combat + 30 min esteira
Vir pra casa, preparar o jantar
Estudar 30 minutos de francês no computador - site da BBC

E aí, o que achou? Se você leu este post, gostaria muito que comentasse abaixo!

Até a próxima ;-)

0 comentários:

Postar um comentário

 

Rabisco Virtual Copyright © 2012 Design by Antonia Sundrani Vinte e poucos